Agricultura: impasse sobre novas ligações elétricas é resolvido

Publicado em 25/04/2019 às 18:42 - Atualizado em 25/04/2019 às 18:43

A dificuldade de muitos agricultores na hora de efetivar uma nova ligação de rede elétrica em obras realizadas no interior chegou ao fim. Este é um tema que a presidente da Câmara da Câmara de Vereadores de Joaçaba e seu vice-presidente, Diego Bairros, vinham acompanhado há meses. Eles participaram, inclusive, de uma reunião com a promotoria e representantes da empresa Celesc, na qual se buscava uma alternativa para o problema já que, novas construções e até novos empreendimentos como instalações para atividades de suinocultura e avicultura estavam sendo prejudicadas em função de que a ligação de novas redes de energia elétrica não estavam sendo liberadas.

A presidente Disnéia explica que um laudo precisava ser emitido para liberar a ligação de energia elétrica e que estava havendo uma falta de entendimento sobre quem deveria fornecer este documento, prefeitura, Celesc ou mesmo o Instituto do Meio Ambiente (Ima), antiga Fatma. “Era exatamente este o entrave que dificultava todo o processo”, explica ela.

Em sua recente vinda a Câmara onde utilizou da tribuna, a gerente regional da Celesc em Joaçaba, Silvia Hafner Pozzobom disse que como resultado da reunião acima citada, a promotoria de Joaçaba encaminhou um parecer à direção central da Celesc em Florianópolis e que esta orientação foi acatada, resolvendo o problema.

De acordo com o vereador Diego, a partir de então, os próprios agricultores podem contratar um profissional terceirizado para emitir o laudo técnico, cujo documento deverá ser encaminhado à Celesc. “Ficamos felizes por ter participado desta articulação que já está trazendo muitos benefícios aos agricultores”, disseram a presidente e o vereador Diego.

25-04-19