Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4
Acessibilidade 5 Alto contraste 6

Funoesc é homenageada na Câmara

Publicado em 07/05/2019 às 19:30 - Atualizado em 08/05/2019 às 14:09

 

 

Os 50 anos de fundação daFundação Universidade do Oeste de Santa Catarina – Funoesc – foram destacados pela Câmara de Vereadores de Joaçaba que prestou uma homenagem à instituição com a entrega de uma Moção de Aplauso em sessão de terça-feira (07). A Funoesc é a entidade mantenedora da Universidade do Este de Santa Catarina – Unoesc e, do Hospital Universitário Santa Terezinha (HUST), duas organizações de extrema relevância no contexto regional. A Moção foi proposta pelo vereador Ricardo Antonello (PR) e aprovada por unanimidade.   

A Moção foi entregue ao Reitor da Unoesc, Aristides Cimadon, que representou o presidente da Funoesc, Genesio Téo. Cimadon recordou o período em que o ensino superior foi interiorizado, na década de 60, através de fundações, com atos do então governador Celso Ramos.

Cimadon disse que não há dúvida que este deve ter sido o maior instrumento de mudança do Estado de Santa Catarina, na década de 60 um dos estados mais atrasados da federação, hoje um dos maiores estados com maior equilíbrio econômico e social do Brasil. O Reitor também recordou da trajetória da universidade que já formou mais de 50 mil pessoas e é hoje uma das maiores instituições de ensino superior entre as que compõe o sistema Acafe. “A Unoesc, como universidade, ainda é muito jovem perante as grandes universidades do mundo e ainda há muito o que fazer pois, vivemos em uma época de mudanças aceleradas. Solicito a compreensão da Câmara e do poder público para que acompanhem as ações da universidade”, frisou ele.

A presidente Disnéia De Marco ressaltou o ato do então prefeito Udilo Antonio Coppi que em 1968 oficializou a fundação da FUOC, na época Fundação Universidade do Oeste Catarinense, hoje Funoesc. “Uma iniciativa que certamente colaborou e muito para impulsionar o desenvolvimento de nossa região nas mais diversas áreas”, frisou ela. Ela mencionou a grandiosidade da Unoesc e do HUST.

Na opinião do proponente da homenagem Ricardo Antonello, a Unoesc desempenha papel fundamental do desenvolvimento da região, possibilitando a formação mão de obra altamente qualificada. Ele também  citou a importância da universidade para a inovação e falou da grandiosidade do Hospital Universitário Santa Terezinha, também mantido pela Funoesc que também coordena 3 escolas de ensino básico. “É um orgulho estar como vereador em Joaçaba, cidade que deu origem a Funoesc. Esta homenagem é de toda a comunidade para esta importante instituição, disse ele.     

07-05-19


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Parlamentares Relacionados